Atualmente, os casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), têm aumentado significativamente, visto que o estilo de vida da população mundial tem sofrido mudanças no decorrer dos anos. Mas para entrarmos neste assunto, é necessário primeiramente entendermos o que é o AVC.
O AVC, nada mais é do que o rompimento ou entupimento de vasos que irrigam o cérebro. Quando isto ocorre, áreas do cérebro acabam sem circulação a sanguínea necessária para a nutrição do local, o que acaba ocasionando a lesão.
Dor de cabeça intensa e súbita;
Dificuldade ao falar ou articular uma expressão;
Perda súbita ou dificuldades na visão;
Alteração da sensibilidade em apenas um lado do corpo;
Diminuição ou perda da força em um lado do corpo;
Instabilidade, tontura, náuseas ou vômitos.
O Pilates é uma ótima opção para o tratamento das seqüelas do AVC, pois os exercícios realizados irão auxiliar na manutenção da qualidade de vida e na aquisição de força, equilíbrio, postura, controle respiratório, flexibilidade e controle do tônus muscular, além de envolver o indivíduo com o circulo social.
Com a prática desta atividade, tem-se a manutenção da mobilidade articular e o controle da mesma, visto que os movimentos são realizados em baixa velocidade e com alta precisão.
O limite de cada pessoa também é importante, assim o Pilates trabalha focado em cada aspecto clínico em particular, priorizando sempre a elevação da qualidade de vida e liberdade das atividades de vida diária do cliente.
Ft. Karine Lima