Novembro chegou e neste mês temos a campanha “Novembro Azul”, que consiste em uma metodologia de conscientização da sociedade e principalmente dos homens, em relação às doenças masculinas, em especial o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O símbolo desta campanha é o famoso bigode “estilo Mario Bros”. Esta campanha baseasse em explanar temas como: câncer de próstata, câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, sendo o mais freqüente o câncer de pele não melanoma. Estatísticas supõe que a cada 36 homens, 1 morrerá de câncer de próstata.
Este tipo de câncer é mais comum em homes acima de 65 anos e mais raro em homens abaixo de 40 anos. Sendo que segundo médicos, preconiza-se que a prevenção venha ser realizada a partir dos 45 anos se houver casos na família e a partir dos 50 anos se não houver casos, sendo necessário realizar o exame de toque e de PSA.
O exame de toque é de extrema importância para o diagnóstico do câncer de próstata, sendo que o mesmo é realizado por um médico urologista e dura apenas 10 segundos. Este procedimento é válido para avaliar a consistência da próstata, avaliar se há inchaços e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Os exames de toque e PSA devem ser realizados anualmente, como rotina.
Fique de olho em sua saúde e na das pessoas que você ama. É necessário se livrar de certos preconceitos e cuidar-se, melhorando a sua qualidade de vida!
Todos juntos no Novembro Azul!
Ft. Karine Lima