A tuberculose, ou mais conhecida doença do peito, consiste em uma doença infectocontagiosa que atinge tecidos do nosso organismo. Desde muito tempo ela tem sido um grande problema de saúde pública. Segundo a Comissão de Tuberculose, estima-se que um terço da população mundial esteja infectada pelo bacilo causador da doença.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, reservaram o dia 17 de novembro para realizar conscientizações em relação à doença, isto com grande escala, visto que o impacto desta doença tem se alastrado por todo território mundial. O Brasil, por sua vez, tem sido alvo de vários casos de tuberculose, estando entre os 20 principais países com mais casos no mundo.
O Ministério da Saúde (MS) tem realizado planos e ações para controlar estes casos, implantando assim, testes de rápido diagnóstico, medicamentos específicos, bem como estratégias de prevenção e altos investimentos em informação.
Conheça alguns dos sintomas:
Como se prevenir?
Melhorar as condições habitacionais;
Deixar os ambientes com entrada de luz solar e ventilação;
Vacina BCG (aplicada no primeiro mês de vida);
Cobrir boca e nariz ao espirrar;
Cuidados de higiene.
E lembre-se que tosse a mais de 3 semanas, pode ser um indício de tuberculose, e você deve procurar atendimento especializado. É importante ressaltar que com o avanço da ciência e das pesquisas a respeito da tuberculose, hoje a doença já tem uma cura, desde que o tratamento seja realizado com rigor.
Informação é tudo! Fisio Pilates sempre com você!
Ft. Karine Lima
1 Comentário
Muito bom Karine, Parabéns!!!!