Saiba quais problemas de coluna o pilates pode prevenir e tratar

Pilates ou Treino Funcional: Saiba a diferença de cada um
10 de janeiro de 2016
Mamãe e bebê juntos no pilates
17 de janeiro de 2016

Quem tem problema na coluna pode ter algumas restrições para praticar atividade física. Entretanto, se movimentar e fazer exercícios físicos faz bem à saúde e podem amenizar a dor. Entre as técnicas permitidas para quem sofre de doenças na coluna é o Pilates.

 

Segundo a Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates, o Pilates é uma técnica que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora. “O Pilates pode ser feito por quem tem problemas de coluna como Desvios posturais (Cifose,Lordose, Escoliose), Espondilólise, Hérnia de Disco, Protusão discal e também para fortalecer a lombar e prevenir o surgimento de novas doenças”, explica.

 

As atividades feitas nas aulas de Pilates com o acompanhamento do fisioterapeuta irá trabalhar técnicas diferenciadas de acordo com a necessidade do aluno. “Os exercícios feito no solo ou no aparelho promovem o ganho de força muscular, alongamento e resistência da musculatura global da coluna que tem a função de estabilização e manter uma boa postura”, afirma a fisioterapeuta.

 

Conforme o aluno desenvolve um condicionamento físico e força as chances de sofrer com uma postura inadequada e dores na coluna diminuem. Além disso, uma das vantagens do Pilates é que ele pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer faixa etária. “Antes de iniciar os exercícios, principalmente para quem já apresenta dor na coluna, é fundamental uma avaliação física de um profissional qualificado”, comenta Mariana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *